CLÍNICA FLUENCE

PROCTOLOGIA ADULTO E PEDIÁTRICO

COLONOSCOPIA

ENDOSCOPIA DIGESTIVA

CLÍNICA ESPECIALIZADA

(31)3047-5002 agendar consulta whatsapp 30(31) 99533-2511

  • PRONTO ATENDIMENTO EM PROCTOLOGIA!
  • CONSULTAS E EXAMES COM PREÇOS ACESSÍVEIS.
  • CONSULTAS, PROCEDIMENTOS E EXAMES
  • CIRURGIAS SEM CORTE E SEM DOR!
Contato WHATSAPP

PROCTOLOGIA

proctologista em BH
Agendar Consulta

2ª a 6ª manhã e tarde– Adulto e Pediátrico

Proctologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de problemas no intestino grosso, todos órgãos do fim do sistema digestivo.
A especialidade era chamada de proctologia e foi rebatizada de coloproctologia, pois passou a incluir o cuidado do intestino grosso, além do trato digestivo terminal.

Na consulta, a médica fará perguntas para caracterizar bem os sintomas, doenças associadas, casos de câncer na família, etc. Após obter as informações necessárias do paciente, segue-se para a realização do exame físico, que consiste em palpação do abdome, e exame clínico.

Na consulta com Proctologista é possível diagnosticar diferentes tipos de doenças, algumas simples e outras muito graves, que precisam de tratamento o mais rápido possível, como infecções, doença inflamatória intestinal e câncer.

Existem diversos sintomas que podem indicar a necessidade de uma consulta com esse especialista. Os principais são: sangramento, coceira, dor, ardência, nódulos, problemas de intestino.

O Proctologista trata doenças como: Cortes, fissuras, abscessos, fístulas, lesões pós-cirúrgicas, DST´s, constipação, incontinência, tumores benignos e malignos do intestino grosso, do intestino delgado, doença diverticular do intestino, síndrome do intestino irritável, cisto pilonidal, doenças inflamatórias intestinais, tais como retocolite ulcerativa e Doença de Crohn.

COLONOSCOPIA

Agendar Colonoscopia

2ª a 6ª manhã e tarde– Adulto e Pediátrico

A Colonoscopia é um exame cujo o objetivo é permitir que o médico possa olhar diretamente para dentro do intestino grosso. Para tal, é usado um aparelho endoscópico chamado colonoscópio.

O colonoscópio é um longo e fino tubo flexível, com comprimento que pode chegar até aproximadamente 185 cm e um diâmetro que varia entre 1,0 e 1,3 cm.
A colonoscopia é feita por meio da introdução do colonoscópio até o início do cólon e final do intestino delgado.

Na extremidade do colonoscópio, há uma microcâmera que transmite as imagens para um monitor, permitindo que o médico veja e grave o que ocorre dentro do intestino grosso. Os últimos centímetros do colonoscópio são articulados e podem girar em vários ângulos, para facilitar a visualização de todo o interior do cólon.

O colonoscópio também permite que o médico introduza uma espécie de pinça, que pode ser usada para retirar, por completo ou parcialmente, lesões suspeitas de câncer ou colher biópsias para identificar inflamações e infecções.

Como a Colonoscopia permite a visualização direta do interior do intestino, ela costuma ser indicada como meio diagnóstico para uma variedade de condições do trato intestinal. As razões mais comuns para se indicar a realização de uma colonoscopia são:

  • Exame de rastreio para o câncer;
  • Investigação de sangramento intestinal;
  • Investigação de alterações nos hábitos intestinais;
  • Investigação de anemia por carência de ferro;
  • Como exame de acompanhamento de pessoas com pólipos intestinais;
  • Investigação de dor abdominal crônica e sem causa aparente;
  • Confirmação de resultados anormais em exames não invasivos, como radiografias, tomografia computadorizada ou ultrassonografia.

O nosso intestino parece um daqueles balões de festa vazio. Seu interior é oco, mas as paredes podem ficar próximas umas das outras. Para que o colonoscópio possa entrar e visualizar as paredes do intestino grosso em todos os ângulos é preciso provocar uma insuflação do mesmo. Por isso, enquanto o colonoscópio vai sendo introduzido ele vai ao mesmo tempo jogando ar para dentro, descolando, assim, as paredes e permitindo sua progressão.

O desconforto que a colonoscopia provoca é devido ao ar usado para inflar o cólon. O paciente pode eventualmente sentir cólicas após o exame. Não é preciso ter vergonha e não se deve tentar impedir a saída desses gases.
Durante o exame, o paciente está completamente anestesiado; portanto, não sente nenhum desconforto.

A Colonoscopia é sempre feita com uma sedação realizada por um anestesiologista. Ele fica presente na sala de exame o tempo todo, monitorando o paciente, avaliando sua frequência de batimentos cardíacos, pressão arterial, respiração e evitando qualquer dor ou desconforto.

O grau de sedação é decidido de acordo com o paciente. Pacientes obesos, com doenças cardíacas ou pulmonares, por exemplo, toleram mal sedações mais agressivas. O ideal é sempre realizar o exame com o mínimo de sedação necessário para que o paciente sinta-se bem e permita a realização adequada da colonoscopia.

Antes da colonoscopia, o cólon deve estar completamente limpo para que o médico possa ver a mucosa do cólon, sem interferências. A maioria dos pacientes considera a preparação mais desagradável do que o exame em si.

O seu médico deve lhe dar instruções específicas sobre como se preparar para a colonoscopia. É comum você receber um kit com instruções de como proceder. Certifique-se de ler as instruções com antecedência para poder entrar em contato com o médico em tempo hábil caso surja alguma dúvida.

O preparo começa com uma dieta livre de alimentos sólidos na véspera do exame. Para limpar o cólon, é habitual a utilização de um laxante forte para tomar na noite anterior ao exame. O objetivo é mesmo causar uma forte diarreia, de modo a que não sobre restos de fezes no cólon, capazes de atrapalhar a colonoscopia. Não programe nada fora de casa na véspera do exame. Você vai estar com uma grande diarreia, precisando ir ao banheiro frequentemente.

É importante que você beba bastante líquido na véspera. Os mais indicados são: – Suco de frutas coado. – Água. – Chá comum. – Bebidas esportivas, como Gatorade. – Gelatina. Deve-se evitar refrigerantes, leite, líquidos escuros ou qualquer líquido de coloração avermelhada.

proctologista em BH

Dra. Raíssa Reis de Carvalho

Cirurgiã | Proctologista | Colonoscopista | Endoscopista
CRM-MG: 65613

proctologista em BH Raissa Carvalho
proctologista em BH raissa - formacao
  • Medicina na Universidade Estadual Paulista – UNESP

  • Residência em Cirurgia Geral na Universidade Estadual Paulista – UNESP

  • Residência Médica em Coloproctologia na Santa Casa de Misericórdia

  • Coloproctologista e Colonoscopista pela Santa Casa de Belo Horizonte-MG

  • Especialização em Colonoscopia Pediátrica

  • Endoscopista pela Faculdade de Tecnologia em Saúde – Ribeirão Preto/SP

  • Especialização em Endoscopia Pediátrica

  • Membro da Associação Médica de Minas Gerais

  • Membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia

  • Especializada em distúrbios de motilidade intestinal e do assoalho pélvico

AGENDE AGORA SUA CONSULTA OU COLONOSCOPIA
Agende pelo Whatsapp ou pelo Formulário abaixo

Nome:

Telefone:

E-mail:

Serviço:

Escolha a data:

Horário desejado:

ManhãTarde

.

LOCALIZAÇÃO E CONTATO

clinica fluence proctologista belo horizonte

Clínica Fluence

(31) 3047-5002 whatsapp 30 (31)99533-2511

Rua dos Otoni, 735 – Sala 706 e 712
Bairro Santa Efigênia Belo Horizonte/MG.

Localização no mapaproctologista em BH google maps 8

PRONTO ATENDIMENTO EM PROCTOLOGIA!
CONSULTAS, PROCEDIMENTOS E EXAMES
CIRURGIAS SEM CORTE E SEM DOR!
CONSULTAS E EXAMES COM PREÇOS ACESSÍVEIS.

CONSULTAS A PREÇO POPULAR – NÃO ACEITAMOS CONVÊNIOS.